Hamburguer de grão e caril

Que tal uma receitinha super prática, nutritiva e vegana?
Adoro grão, adoro caril e adoro receitas práticas! Esta é a receita perfeita! Melhor ainda porque o meu marido adora fazê-la! 
Entre a preparação e a confecção não precisas mais do que 15 minutos! 


O que precisas:

400g grão de bico cozido (eu gosto de usar bio, demolhar e cozer em casa, mas se comprares já cozido, passa-o por água corrente antes de o usares)
30g de aveia
1 dente alho grande
5g caril em pó
15g de azeite
1 molhinho de salsa ou coentros
1 pitada de sal a gosto

Extra: Gosto de juntar duas colher de sopa cheias de levedura nutricional (falei dela aqui) para tornar este hambúrguer mais nutritivo ainda. Como para cozinhar só os vamos dourar, na frigideira ou forno, não atinge altas temperaturas e mantém as propriedades da levedura.

Mãos à obra: 

Quando não temos farelo de aveia usamos flocos e tritura-se primeiro, depois junta-se o resto dos ingredientes e tritura-se até ficar com textura que permite moldar! Forma-se a massa em formato de hambúrguer, vão à frigideira anti-aderente uns minutinhos de cada lado até dourar!! Podes optar por fazer no forno, se usares levedura não deves ultrapassar os 100º.

Para quem não gosta de caril pode sempre experimentar temperar de outra forma.
Em breve, quero testar com noz moída, substituído uma parte do azeite.

A receita original não é minha. Não sei ao certo de onde foi retirada, já a fazemos há uns dois anos e temos vindo a adaptar conforme gostamos mais.

Se experimentarem partilhem o que acharam! 😉

Say Something