Columbus Trail e a ilha do sol

Quanto mais conheço, mais me rendo!
Os Açores são especiais, já sabem. A ilha de Santa Maria é simplesmente encantadora. Este amor pelos trilhos tem isto de bom, leva-nos mais além e temos a possibilidade, única, de viver “locais” fantásticos e conhecer pessoas incríveis. No Columbus Trail foi assim.

Chegar à ilha de Santa Maria, é desligar do mundo! Os Açores têm esse poder. É respirar um ar que nos traz leveza e paz. Tem o poder de nos inebriar com as suas paisagens, com a sua beleza natural, tão pura. Ter oportunidade de correr numa ilha como Santa Maria é um privilégio.

Foram 77km para contornar a ilha, e a única paisagem repetida foi o imenso oceano logo ali ao lado. Tanto o admirávamos da encosta, como praticamente nos banhava os pés. Um sobe e desce que não nos deu descanso, mas que nos guiava por trilhos de cortar a respiração. Lembro-me de um atleta passar por mim, percebeu que ia maravilhada, e comentou ” prepara-te em 3, 2, 1, vai valer a pena”, e valeu. Grutas, cascatas, planícies de barro, trilhos de pedra vulcânica, as vinhas…a subida da Fajânzinha. Cenários que não deixou nenhum atleta indiferente!

Santa Maria, mostrou que não é só de altimetria que vivem os desafios. Apesar de nos terem “brindado” com 6800 metros de disponível acumulado, sendo o ponto mais elevado atingido à cota de 567 metros, e o ponto de cota mais baixa situado à cota zero, foram as chuvas dos últimos dias que nos deram trabalho extra.

O sol, que apelida a ilha, esteve tímido, e os trilhos virgens, enlameados, empedrados, sinuosos obrigaram a atenção redobrada.
Vi o pôr-do-sol quando faltavam cerca de 10km para a meta. A noite chegou rápido, o terreno ficou ainda mais desafiante, o rebentar das ondas ali mesmo ao lado era mais imponente, e a meta parecia estar cada vez mais longe. Mas cheguei! Chegámos!

Acredito que como eu, muitos atletas já partiram para a ilha com as expectativas altas, mas a equipa do Azores Trail Run, consegue sempre surpreender-nos pela positiva. A beleza natural e tão pura de Santa Maria torna o Columbus Trail numa prova única, mas não há palavras para descrever os Marienses, que a tornam ainda mais especial! A alegria e energia com que nos acolhem é indescritível.
E é o melhor que levamos dos trilhos, as pessoas com que nos cruzamos!


Fica o desejo de voltar! 

Say Something