Afinal és o quê? Vegetariana? Vegana…?

É uma pergunta que me fazem regularmente, e é compreensível! Quando criei o blog em 2015, já não comia carne há 2 anos, pouco depois passei a consumir apenas derivados. Muitas das minhas publicações tinham ovos, iogurtes, queijo…a dita dieta ovolactovegetariana. No entanto há mais de um ano que sigo uma alimentação 100% vegetal! Sou, primeiramente, vegetariana! E é aqui que reside a maior parte das dúvidas.

Mercado Central de Florença

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Numa dieta vegetariana, não são consumidos nenhum tipo de produto de origem animal,  ao contrário da maioria das marcas que alegam ter produtos ditos “vegetarianos”! 
Existe sim, uma “variação” de dietas associadas ao vegetarianismo como o ovolacto, lacto, ovo, flexi, por aí. Que a meu ver, já é um bom caminho a seguir para uma redução no consumo de carne e peixe.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo

“Então és vegana!” Em parte, sim. O veganismo não se resume ao consumo de produtos de origem vegetal, mas tambem ao respeito pelos direitos dos animais. 
O veganismo, é um estilo de vida que passa pela alimentação vegetariana, mas também pela roupa que vestimos, pelas embalagens dos produtos que consumidos, pela redução de desperdício, sustentabilidade, princípios…
 
No meu caso específico, além de não consumir produtos de origem animal, procuro adaptar diariamente soluções veganas. Aos poucos vou adaptando vários hábitos e produtos ao meu dia a dia, como detergentes, roupa, produtos de higiene, entre outros. Há um exemplo muito simples, o óleo de palma, um óleo vegetal usado em muitos em alimentos, detergentes e cosméticos. É vegetal, exportado da Malásia, Indonédia, Borneo e Sumatra, no entanto não é faz parte de uma dieta vegana, pela desflorestação e extinção de muitas espécies que o consumo deste produto envolve. 

Na minha transição, achei que não iria deixar de comer derivados, e a verdade é que foi muito simples elimina-los e descobrir paz e prazer no acto mais importante para o nosso corpo, e que tantas vezes descuramos, comer!
Assim sendo, aquilo que eu posso dizer é que sigo uma alimentação Vegana, e que procuro diariamente contribuir para esse estilo de vida, e para que outras pessoas se identifiquem e sigam também!

Prato vegano _ Ténis veganos da loja Sapato Verde _ Tatuagem vegana com o símbolo do veganismo por Shanna Mendonça

2 Comments

Say Something